terça-feira, 24 de maio de 2011

Hoje é Dia de SANTA SARA KALI

SANTA SARA KALI A PADROEIRA DOS CIGANOS
O dia de Santa Sara, padroeira dos ciganos, é comemorado em 24 de maio em todo Brasil e na Europa (especialmente na cidade de Saintes Maries de La Mer, no Sul da França). Nesta data, é realizada a grande festa em louvor a Santa Sara. No dia 25 também são homenageadas outras duas santas muito queridas pelos ciganos: Salomé e Jacobina.
Sara está ligada a história das tradições cristãs da idade média e nunca foi canonizada pela igreja católica, restringindo-se a uma santa de culto local.
Não se sabe realmente a razão exata que levou o povo cigano a eleger Santa Sara como sua padroeira, mas é ela que é a mais venerada e é a ela que levam os seus pedidos e súplicas.
Há duas lendas que envolvem Sara. Uma delas conta que ela fazia parte dos grupos de cristãos que fugiram da perseguição de Roma e atravessaram os mares em uma embarcação saindo da Palestina. Sara era uma serva, de pele cor de azeitona, que acompanhava os cristãos desta embarcação, onde estavam Maria mãe de Jesus, Maria Salomé, Jacobina, Salomé, Tiago, João, Lázaro entre outros. Dizem que esta embarcação se aportou numa ilha pequena há alguns quilômetros a leste do Pétit-Rhône, onde hoje é a pequena cidade Saintes Maries de La Mer, na região da Provença. Santa Sara foi a primeira a ser convertida ao cristianismo ao ter morrido a serviço de suas companheiras de viagem.
Já uma outra versão afirma que Sara já habitava a Camargue quando os cristãos lá chegaram, e que ela ofereceu ajuda a eles.
Os ciganos vêm de toda a Europa e Oriente para esta grande festa do dia 24 de maio. Muitos chegam de carros-reboque, outros em suas carroças bem coloridas, outros de automóveis luxuosos ou em suas caminhonetes. A pequena cidade do litoral da França se torna movimentada e alegre com a chegada dos visitantes. Neste dia os ciganos se encontram e matam as saudades de seus amigos e parentes, comemorando com muita música, dança, comidas e bebidas esta linda festa que se inicia no dia 23 de maio e que segue noite adentro até a madrugada do dia 24.
Há então uma procissão às 15 horas do dia 24, onde a imagem da santa é colocada em um andor e sai da cripta onde se encontra. Neste local ficam todos os pedidos e é ali que são feitas as orações. Da cripta ela é carregada por oito ciganos até as areias da praia. Uma grande multidão segue a procissão, inclusive os padres católicos, que acompanham a santa entoando os seus cânticos religiosos que se misturam com a música dos ciganos e o bater de palmas dos seguidores de Sara.Os cavaleiros da Ordem de São Jorge a protegem dos fanáticos e vândalos. No momento em que chegam à praia e entram com Sara nas águas do mar se faz total silêncio. Levada ao alto, Sara parece viva a contemplar o mar e a sentir o vento em sua face! 





Clã das ciganas e ciganos encantados

São ciganos diferenciados por sua energia de encanto e leveza.
Muito sutis, encantam a todos com sua presença. Emanam alegria onde quer que estejam.
A alegria, a felicidade e a harmonia , a união são irradiadas ao mesmo tempo , causando uma sensação de calma e tranquilidade nas pessoas e no ambiente.
Esse clã emana uma energia que traz a tona a auto estima, a valorização de si mesmo e da vida, fazendo o indivíduo vibrar fortemente a felicidade.
E´como se realmente estivesse em outra dimensão, longe de todos os problemas, porque muitas vezes está passando. Sente que tudo pode ser solucionado e que nada é para sempre!!! ( que maravilha!!)

Caracteristicas dos ciganos e ciganas encantados

Suas vestes são coloridas ( nunca fita preta) , com tecidos de diversas padronagens. As ciganas encantadas estão sempre dançando com fitas coloridas ou pandeiros pois pela dança irradiam uma mescla de energia que causam sensações agradáveis em quem está por perto.
Os ciganos nao deixam por menos dançam e cantam com seus violinos e guitarras; sua alegria se irradia e ilumina os ambientes e as pessoas presentes , deixando as numa vibração muito elevada.

Elementos e objetos encantados

fitas coloridas ( menos preta) , pandeiros com fitas ao adorná-los, rosas de diversas cores, cristais. Espelhos, ervas e incensos.

Encantamento e conjuro para atrair a felicidade e a harmonia

1 espelho redondo pequeno
7 velas de réchand coloridas ( vermelhas, rosas ou laranjas)
Essencia de jasmin
1 rosa cor de rosa ( só as pétalas)
1 pires
1 cristal grande

Ritual

Apoie o espelho no cristal, de forma que fique em pé, Em frente ao espelho, coloque uma vela de réchaud diariamente; ponha as pétalas de rosa em volta da vela e derrame a essencia de jasmim sobre as pétalas. Consagre tudo as ciganas e os ciganos encantados.

Conjuro

"Ciganos e Ciganas encantados, que tem encantos mil, tragam para a minha vida a felicidade e a harmonia sem fim"

Depois lave o espelho e o cristal, podendo utilizá-los em outros encantamentos; as pétalas devem ser depositadas na terra ou em um vaso de flor sem espinhos.